Avivamento

 

Condições Para o Avivamento Genuíno

 

 Até agora nos conscientizamos da importância do avivamento. Mas quais são as condições para que Deus avive um filho Seu e Sua  Igreja como um todo? São pelo menos cinco: ter o desejo de ser avivado, ser obediente ao Senhor, permitir que Deus trabalhe como Ele quiser para produzir um avivamento autêntico, buscar o avivamento por meio da oração, do jejum, e estar aberto às mudanças que o Senhor irá efetuar em sua vida.

 

  

 

1- Ter o desejo de ser avivado

 

   Em primeiro lugar, o avivamento não pode acontecer quando, no coração do povo de Deus, não existe o desejo, a vontade de participar de um despertamento espiritual e voltar ao propósito inicial de Deus para Sua Igreja. E como se sabe que uma pessoa tem vontade de alguma coisa? Por suas atitudes. Apenas afirmar que deseja um avivamento não basta. É preciso caminhar em direção ao que deseja, tendo atitudes concretas. É isso que percebemos na exortação de Jesus à Igreja em Éfeso: Lembra-te, pois, de onde caístes, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2.5)

 

2- Ser obediente ao Senhor

 

   Em segundo lugar, o avivamento real só pode ocorrer na vida daqueles que se submetem a Jesus Cristo. Essa é uma atitude concreta para ser avivado. Não há avivamento genuíno sem obediência a Cristo.

   Em Lucas 24.49, o Senhor instruiu seus discípulos: Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Se eles não tivessem obedecido `a orientação de Jesus, não teriam recebido aquele derramamento do Espírito, registrado em Atos 2.

 

 

3- Permitir um avivamento autêntico

 

   Em terceiro lugar, é necessário um avivamento genuíno, produzido por Deus, e não mero barulho ou imitação do que Deus está realizando em outras nações por meio da Igreja, por mais admirável que  isto nos pareça.

   O Espírito Santo não trabalha sempre da mesma forma. A Bíblia fala de multiforme graça, e não de uniforme graça. Nosso Senhor é um Deus de coisas novas. Ele utiliza métodos novos.

   Se quisermos um avivamento verdadeiro, a Igreja no Brasil precisa aprender a ouvir a voz do Senhor e obedecer. O que o Senhor deseja  para nós, como Igreja, neste país é específico. Devemos descobrir e nos enquadrarmos nas condições que Ele estabeleceu, para que haja o avivamento.

   Além disso, o avivamento começa de dentro para fora, e não de fora para dentro. Começa dentro do coração de cada cristão que se quebranta e dispõe-se para o Senhor. Logo, não adianta fazer barulho, falar em língua estranhas e rodopiar nos cultos, se esse"mover" não for produzido realmente de quebrantamento, santificação, temor a Deus, graça e alvos específicos, estabelecidos por Cristo, o Cabeça da Igreja.

 

 4- Buscar o avivamento

 

   Em quarto lugar, o avivamento só acontece como resultado de uma constante e intensa busca. Buscar é uma ação em prol de um objetivo. E como se deve buscar o avivamento?

   Em Atos 1-14, vemos que as pessoas que obedeceram à ordem de Jesus em Lucas 24.49 (sobe ficar em Jerusalém até que fossem revestidas de poder) perseveraram unânimes em oração e súplicas!

   Destacamos aqui três coisas: 1) A unanimidade, unidade da igreja; 2) A oração e as súplicas; 3) A perseverança.