Nós somos: Cooperadores de Deus

A cooperação

 

   Somos Cooperadores de Deus (Rm 3.9). Cooperamos com Ele, para que a obra de salvação seja operada em nós e em outros. Cooperar é colaborar com o outro em prol de um objetivo comum; é ajudar ou facilitar o trabalho de outrem sem a pretensão de receber méritos.

   Jesus tinha muitos homens e mulheres como seus discípulos e cooperadores. Os apóstolos também. Paulo, em Romanos 16, chega a citar uma lista de 32 cooperadores de seu ministério, fora os nomes que ele cita em outras cartas. Isto assinala que ninguém faz nada sozinho. Precisamos uns dos outros e de uma profunda comunhão e amizade que nascem da cooperação. A igreja precisa da cooperação dos cristãos.

   Peça a Deus para ser avivado e para usar melhor seus dons e talentos, cooperando com Ele para a divulgação do evangelho e a salvação de muitas almas. Você se sentirá muito feliz com isso e integrado à família de Deus.

 

A aceitação do outro

 

   A Bíblia nos revela que a sabedoria e a graça de Deus são multiformes (Ef 3. 10; 1 Pe 4.10), ou seja, manisfestam-se de muitas formas. É por isso que existe uma infinita de ecossistemas; de cores, odores, talentos e habilidades.

   Apesar de certas características comuns a certas espécies e grupos, o Senhor não criou coisas em série. Ele criou indivíduos, verdadeiras obras de arte da engenharia divina. Não existem pessoas iguais, por mais parecidas que elas sejam fisicamente e por mais afinidades que tenham. Somos indivíduos, seres únicos, subjetivos. Daí a exortação de Pedro: Cada um administe aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus ( 1 Pe 4.10), ou seja, manisfestam-se de muitas formas. É por isso que existe uma infinidade de ecossistemas; de cores, odores; de minerais, animais, vegetais; de seres humanos; de dons, talentos e habilidades.

     A despeito de sabermos isso, em nosso meio, há muita dificuldade de aceitar as diferenças entre as pessoas. A maioria quer que todo o mundo seja igual a ela.

   Sabe por que existem pessoas que desejam a uniformização? Porque têm medo da diferença. Não querem enxergar as qualidades do outro, que as obrigam a reconhecer as suas próprias limitações, inabilidades e carências, seus medos e fracassos. Afinal, elas teriam de ceder, mudar, fazer concessões, exercer o perdão e a misericórdia, para se relacionarem como outras.

    Se você é um cristão e quer crescer em graça e conhecimento até a estatura de Cristo, tem de amadurecer na fé e ser mais flexível no trato com seu próximo. Precisa aprender a ouvir antes de falar. Não pode impor suas ideias e seus projetos sem considerar a vontade e o momento do outro. Todo mundo tem dons, talentos; algo com que pode contribuir para o todo.

    Se você quer ser ouvido, aprenda a ouvir. Mesmo que tenha uma opinião diferente, respeite a do outro. Você precisa aceitá-lo como ele é, para também ser aceito e trabalhar com ele em prol de algo maior.

     Como pode haver unidade, comunhão, sem aceitação?

 

A convivência com os irmãos

 

   Outro princípio que você precisa observar para usufruir de uma profunda comunhão com seus irmãos é conviver com eles.

   Em Atos 2.46, está escrito que os primeiros cristãos, antes do derramamento do Espírito Santo, perseveravam juntos no templo e no partir do pão em casa. Os primeiros cristãos estavam unidos espiritualmente e socialmente. A última parte do versículo 33 de Atos 4 diz: E em todos eles havia abundante graça. Esse é um dos resultados  de uma comunhão profunda com nossos irmãos em Cristo!

   Você costuma reunir-se como Igreja para cultuar Deus ou simplesmente falar sobre  o que Ele tem feito na sua vida? Qual foi a última vez que bateu um papo com um amigo cristão, ou convidou um irmão para almoçar ou jantar na sua casa?

   Alguns cristãos têm mais amizades com incrédulos do que com os irmãos. Vivem saindo juntos; é jantar pra cá, festa pra lá. Mas a palavra de Deus nos ensina: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? ( 2 Coríntios 6.14)

  Outros cristãos não têm amizade com ninguém e, na luta pela sobrevivência, trabalham tanto que acabam se esquecendo de viver. Como poderão ter  comunhão com os irmãos? Como vão crescer em conhecimento e graça, se não interagem com outras pessoas que estão sendo tratadas pelo Senhor?

  Precisamos imitar os cristãos primitivos, cultivando uma convivência saudável e pacífica com nossos irmãos. Então, o Senhor se manisfestará em nosso meio, operando em nós o seu querer e o seu efetuar!

 Somos Profetas de Deus

 "Os Profetas de Ontem Falam Hoje"

 

Os profetas foram homens escolhidos por Deus, para serem canais da manifestação de sua vontade ao povo israelita. Instrumento poderosamente usado e através destes, a glória do Senhor por diversas vezes foi manifestada. 
Eu particularmente, glorifico o nome do Senhor, pois, através destes profetas, Ele tem falado aos meus ouvidos e honrado-me com Seu grande amor.

A seguir, transcrevo da Bíblia inúmeros textos que abordam o tema. Leia-os e medite.

1- Os Profetas:                                                                
a) Levantados por Deus. Am 2.11 
b) Ordenado. 1Sm 3.20; Jr 1.5
c) Enviados. 2Cr 36.15; Jr 7.25
d) Enviados por Jesus. Mt 23.34
e) Cheios do Espírito Santo. Lc 1.67
f) Guiados pelo Espírito Santo. 2Pe 1.21
g) Falam pelo Espírito Santo. At 1.16; 11.28; 28.25
h) Falam em nome do Senhor 2Cr 33.18; Tg 5.10
i) Falam com autoridade 1 Rs 17.1
j) Deus fala por meio deles Os 12.10; Hb 1.1
k) Mensageiros de Deus 2Cr 36.15; Is 44.26
l) Servos Jr 35.15
m) Houve algumas profetisas Jl 2.28

2- Chamados de:
a) Homem de Deus 1Sm 9.6 
b) Profeta de Deus Ed 5.2 
c) Santos Lc 1.70; Ap 18.20; 22.6; 2Pe 1.21; 2Rs 4.9 
d) Videntes 1Sm 9.9