Contato com Deus 

 Se você deseja conhecer mais a Deus, procure uma igreja mais próxima de sua casa, que fale realmente a palavra de Deus. Leia a Bíblia, Ore, obedeça a Deus, e terás uma vida eterna nos céus. 

Felicidade ou Sofrimento:

Qual a sua escolha?

 

   A realidade de um sofredor

   Não é fácil traçar o perfil de uma pessoa que vive sofrendo. Em quase todos os casos, o comportamento dela inclui o pessimismo, o constante remorso por causa de suas limitações e falhas, uma vida de incredulidade e / ou a convivência com o pecado.

 

  O sofredor crônico é pessimista

   O modo como vê as coisas determina o tipo de pessoa que você é.

   Para os pessimistas, a vida só traz desgosto e insatisfação. Eles vivem reclamando e murmurando. As tristes noticias dos jornais, que ressaltam o desemprego e a violência, são seu argumento predileto para a falta de esperança neste mundo. E alguns até clamam ao Senhor para que antecipe Sua vinda e leve logo sua Igreja.

   Tem gente que  só vê desgraça e derrota. Sofre por antecipação, só da atenção às críticas e não consegue superar nenhuma dificuldade. Na Bíblia existe uma história, registrada no livro de Números, capítulo 13, que ilustra bem em que pode resultar a atitude pessimista. Moisés ordenou que 12 homens fizessem um relatório completo sobre a Terra Prometida antes de todos continuarem sua caminhada até lá. Dez deles voltaram dizendo que dela manava leite e mel; era uma terra muito boa. Contudo, havia muitos gigantes, e ninguém conseguiria derrotá-los.

  O pessimismo desses contagiou milhões de pessoas, que acabaram morrendo no deserto após 40 anos longos anos de peregrinação. De toda aquela multidão, apenas dois espias, Josué e Calebe conseguiram entrar em Canaã e desfrutar a bênção do Senhor, porque foram os únicos que acreditaram que o mesmo Deus que liberta os israelitas da escravidão no Egito, era com eles e lhes daria a vitória.

  Essa passagem bíblica mostra como o negativismo é contagiante, prejudicando não somente o pessimismo, mas todos que estão ao seu redor. Podemos constatar isto em nosso cotidiano. O pai ou mãe que só tem pensamentos negativos transmite seu ponto de vista para a família. O pastor que só enxerga as barreiras e as derrotas contagia os membros. O chefe derrotista influencia toda a equipe de trabalho. Para o pessimismo, tudo se torna um empecilho, e acaba produzindo uma vida de fracasso.

  Esse é o caso dos que criticam os filhos por estes tirarem nove na prova da escola. Eles acham que seus filhos deveriam conseguir sempre a nota máxima. Não conseguem perceber que os filhos deram o melhor de si e tiveram um bom desempenho. Não aceitam o fato de que ninguém é perfeito. Todo mundo erra. inclusive eles mesmo.

  Se você tem se comportado assim, aprenda a não exigir demais de si e do seu próximo. Se voltar sua atenção apenas para as falhas, em vez de avaliar também o que acertou, para obter um resultado melhor em uma próxima oportunidade, acabará sendo uma pessoa,  eternamente frustrada, que nunca relaxa, descansa, permite-se errar; e poderá ter um colapso nervoso e desenvolver um comportamento obsessivo.

Aprenda a relacionar-se

 

   Uma das melhores maneiras de você conhecer-se mais é por meio do seus relacionamentos interpessoais, que funcionam como um espelho, refletindo suas ações e reações diante das circunstâncias cotidianas. Assim, você descobrirá se é ciumento e dependente em excesso de alguém, se sabe lidar com as diferenças, se fica à vontade ou não ao expor-se em público, se é sensível às necessidades e opiniões alheias, se é flexível e adaptável às novas situações.

   É por meio do convívio com seu próximo que você conseguirá perceber melhor sua própria personalidade. No entanto, relacionar-se não é apenas um meio de autoconhecimento; é também e, acima de tudo, um modo de construir laços de amizade, um ingrediente fundamental para o bem-estar e o sucesso do homem.

   Observou o sábio Salomão: É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. Eclesiastes 4.9-10.

   Quem não gosta de estar na companhia dos outros só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos. Provérbios 18.1.

   O ser humano precisa ser e ter amigos. Mas tem gente que é membro da igreja há 20 anos, e não conhece ninguém. Diz que seu único amigo é o Espírito Santo. Como poderá, então, receber ajuda das pessoas se ninguém o conhece? Quando a coisa está feia, correrá para quem? Além disso, como observamos, quem não cultiva laços de amizade acaba tornando-se uma pessoa que não consegue aprender nada, amadurecer e desenvolver-se espiritualmente, intelectual e emocionalmente.

   Os relacionamentos são indispensáveis para o nosso autoconhecimento, nosso bem-estar e nossa felicidade. É muito bom ter com quem contar nos momentos bons e nos difíceis! É maravilhoso poder compartilhar as tristezas e as alegrias com alguém!

   Muitos Cristãos esquecem que dependemos uns dos outros. Fazemos parte de um corpo, o Corpo de Cristo. Como membros uns dos outros, somos interdependentes. Precisamos viver com tal, e aprender a ser bênção um na vida do outro, porque foi para isso que Deus nos criou.